Brasília – O cronograma de vacinação de idosos contra a gripe comum foi alterado nas regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. A informação foi dada nesta segunda-feira pelo secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Gerson Penna.
Segundo Penna, o Instituto Butantan, responsável pela fabricação de todas as doses de vacina aplicadas no Brasil, informou que não conseguirá cumprir o cronograma de produção e entrega das vacinas. O Butantan, no entanto, ainda deverá entregar um ofício ao ministério explicando os motivos do atraso.
“Pelo convênio firmado em 30 de dezembro do ano passado com o Butantan, o Instituto deveria fornecer 18 milhões de doses. Desse total, 6,2 milhões foram entregues até o momento”, disse o secretário.
Com o atraso, o cronograma de vacinação teve de ser alterado em três das cinco regiões brasileiras. No Norte e no Sul, a programação não muda e a campanha já começa no próximo sábado, dia 24, e segue até o dia sete de maio.
Já Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, a vacinação contra influenza sazonal começa no dia 8 de maio e segue até 21 de maio. “Nessas regiões, as vacinas serão entregues em três remessas. O importante é que eles recebam a vacina antes do inverno, quando a transmissão da doença é maior”, afirmou Gerson Penna.
Fonte: O Dia Online