Com objetivo de conscientizar a população acerca dos riscos de incêndios em áreas próximas à rede de transmissão de energia, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) iniciou nessa quinta-feira (04/07) a campanha “Fique ligado: não seja o causador de um incêndio”.
Os esforços buscam motivar o senso de responsabilidade quanto ao assunto, em situações cotidianas em que o descuido no manuseio de fogo – especialmente em queimadas irregulares, cigarro e fogueiras – pode gerar incêndios próximos à rede de transmissão de energia elétrica.
No auge do período da seca, entre julho e novembro, os incêndios e as queimadas irregulares estão entre as principais causas de desligamentos forçados na rede de transmissão de energia elétrica.
A maior incidência se dá nas regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, respectivamente, em áreas da Zona da Mata dedicadas ao cultivo da cana-de-açúcar e em áreas de cerrado. Nessas regiões há maior concentração de linhas de transmissão em área de grande incidência de focos de calor.
A agência tem atuado desde 2017 na fiscalização responsiva de queimadas e incêndios que causam o desligamento das redes de transmissão. Os esforços apresentam resultados expressivos. Em 2018, foram registrados 323 desligamentos, em um período de um ano, menor número apontado desde 2014, quando se iniciou a série histórica desse levantamento.
Todos os materiais da campanha estão disponíveis em: www.aneel.gov.br/campanha-incendios e podem ser baixados, impressos e compartilhados.
Fonte: Governo do Brasil