Equipes de auditores-fiscais do Trabalho atuam em esquema de plantão no festival Rock in Rio, que começa nesta sexta-feira (27) e termina em 6 de outubro, no Rio de Janeiro. O objetivo é verificar se expositores, comerciantes e contratantes de músicos estão cumprindo obrigações trabalhistas.
As ações da auditoria-fiscal do Trabalho começaram no primeiro semestre, durante a montagem do evento. Fiscais participaram de reuniões com as empresas para explicar aspectos legais sobre contratação, jornada e saúde e segurança no trabalho com a finalidade de evitar irregularidades.
Durante o evento, a equipe de auditores, formada por 30 profissionais, vai fiscalizar questões trabalhistas e tirar dúvidas dos empregadores. Eles se dividirão entre os estandes, alojamentos utilizados por empregados e escritórios dos contratantes. Entre os itens verificados, estão os contratos firmados, a jornada de trabalho e as condições de segurança e saúde.
“Estamos entrevistando empregados e checando condições de trabalho, inclusive a forma de contratação”, explicou o coordenador de Fiscalização em Grandes Eventos da Superintendência Regional do Trabalho do Rio de Janeiro, Olivar Brandão.
Fonte: Ministério da Economia ( Secretaria do Trabalho)