• Pratinhos de vasos de plantas ou xaxins dentro e fora de casa. Escorra a água. Coloque areia até a borda do pratinho.
• Lixeiras dentro e fora de casa, tampinhas de garrafa, cascas de ovo, latinhas e copos descartáveis. Coloque tudo em saco plástico, feche bem e mantenha a lixeira tampada.
• Vasos sanitários, ralos de cozinha de banheiro, de sauna e de ducha. Verifique se há entupimento. Se houver, providencie o imediato desentupimento. Se não estiver utilizando-os, mantenha-os fechados.
• Lagos, cascatas, espelhos de água decorativas. Mantenha-os sempre limpos. Crie peixes, pois se alimentam de larvas. Ou mantenha a água tratada com cloro ou ainda encha-os com areia.
• Providenciar para não acumular água. Coloque areia.
• Garrafas pet e de vidro, baldes e vasos de plantas vazios. Guarde-os de boca para baixo. Jogue fora todos os que não for usar, eliminando os restos de líquidos.
• Pneus velhos, entulhos e lixo.
• Não acumule. Mantenha o quintal sempre limpo. Entregue-os aos serviços de limpeza urbana. Caso realmente precise mantê-los, guarde-os em local coberto.
Fonte: Site da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro
Para ajudar no combate à dengue, plantem citronela, a essência de citronela-cymbopogom nardus, mata larvas e pupas em 3 horas, 1 colher (sopa) para 1 litro de água, peço que façam a experiência. Manjericão, tagetes patula, usem seus derivados (desinfetantes, essências, óleos, velas, sabonetes), deixem viver as criaturinhas, os muitos predadores do aedes: aranhas mosquiteiras, lagartixas de parede, libélulas, pássaros insetívoros, peixes guppy nos reservatórios de água, sapos, além de telar caixas dágua, eliminar possíveis criadouros, usem bacillus thuringiensis, armadilhas Adultrap prende a mosquita adulta (serão 450 ovos que deixam de criar). Não usem veneno químico, o aedes já adquiriu resistência, mas, mata seus predadores, e assim a dengue prolifera livremente.
Basta analisar: Onde mais se investiu com inseticidas (PAN 2007) é onde mais aumentou casos de dengue. Os predadores são consumidores vorazes do aedes, tanto na água como em terra, muito mais eficientes que qualquer medida artificial. Pesquisem para comprovar. Perfume também espanta o mosquito. Passem nas partes descobertas. Colocar uma caneca de plástico com ½ de água e 2 gotas de essência de citronela, deixe perto da cama. O cheiro permanece até o dia seguinte e o mosquito não se aproxima.
“O uso sem critério do fumacê causa impactos ao meio ambiente, provocando mortes de insetos polinizadores, tais como, abelhas, vespas e borboletas, além dos predadores naturais que exercem a função de controladores das populações de vetores”, afirmou.