Com o objetivo de demonstrar aos participantes uma linha de raciocínio para desenvolvimento do “Programa de Conservação Auditiva e do Programa de Proteção Respiratória”, com base na análise crítica dos manuais desenvolvidos pela Fundacentro, o Centro Estadual do Espírito Santo realizará no dia 01 de julho, das 8h30 às 17h30, curso sobre os dois temas.

Sob coordenação do pesquisador da regional, Antonio Carlos Garcia Júnior, o curso é oferecido aos técnicos de segurança, engenheiros, profissionais da área de saúde, estudantes e demais interessados no tema.

De acordo com os especialistas, o Programa de Conservação Auditiva englobam medidas de forma coordenadas que previnem a instalação ou evolução das perdas auditivas ocupacionais, sobretudo onde existir o risco para a audição do trabalhador há necessidade de implantação do PCA.

Já o Programa de Proteção Respiratória (PPR) trata-se de um conjunto de medidas de segurança que possibilitem proteger a saúde do trabalhador contra a exposição aos riscos químicos e biológicos existentes no local de trabalho. Os dois programas se complementam no sentido de orientar sobre o controle de doenças ocupacionais.

Para explicar sobre o uso do PCA e do PPR, a Fundacentro/ES convidou o tecnico de segurança do trabalho e especialista em higiene ocupacional, ergonomia e saúde, Wescley de Oliveira Lima.

No período da manhã, o docente apresentará a introdução e objetivos de como desenvolver o programa de conservação auditiva, destacando a política da empresa com relação ao PCA, responsabilidade e competências, avaliação da exposição, gerenciamento audiologico e controle médico, medidas de controle coletivo, gestão de equipamentos de proteção auditiva, educação/capacitação e motivação de trabalhadores e demais envolvidos com o PCA e manutenção de registros.

Depois do almoço, Lima falará sobre situações em que se utilizam equipamentos de proteção respiratória, riscos respiratporios, procedimentos para a seleção dos respiradores, avaliação das condições físicas e psicológicas do candidato ao uso/usuário de respirador, treinamento, ensaio de vedação. Além de limpeza, higienização, inspeção, manutenção, descarte e guarda de respiradores, qualidade do ar, gás respirável para respiradores de adução, revisão do programa e arquivamento de registros.

O evento ocorrerá no auditório da instituição situada à rua Cândido Ramos, nº 30 – Edifício Chamonix – Jardim da Penha – Vitória – ES. A Fundacentro salienta que as inscrições são efetivadas via sistema, e a falta sem justificativa poderá gerar bloqueio em futuras inscrições.

Caso o interessado tenha algum impedimento de comparecer ao evento, é importante avisar com antecedência para a vaga ser repassada para outra pessoa. Encerrando as inscrições, a instituição enviará um e-mail solicitando a confirmação do participante.

A inscrição é feita via online. Informações podem ser obtidas com Raquel Pascoal, pelo telefone: (27) 3315.0040, ramal 220 e 238, ou por e-mail: raquel.pascoal@fundacentro.gov.br

Informações e inscrição

 

Fonte: Fundacentro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *