O governador em exercício Luiz Fernando Pezão sancionou a Lei 5.550, que inclui o Dia do Plantio de Árvores Nativas no calendário oficial do estado. A data, que será celebrada anualmente no dia 27 de fevereiro, pretende ser um incentivo ao reflorestamento de áreas desmatadas.

De acordo com o autor do projeto, o deputado André Lazaroni (PV), a escolha deste dia foi para homenagear um evento promovido em 2008, na cidade de Itu, em São Paulo, onde cerca de dez mil moradores plantaram mais de 30 mil mudas de árvores da Mata Atlântica, em apenas 45 minutos. O feito realizado pela cidade – que é famosa pelos seus “exageros” – acabou entrando para o Livro dos Recordes (Guinness Book).

“Queremos que esta data, 27 de fevereiro, seja uma oportunidade para que todas as cidades do nosso Estado, que assim desejarem, mobilizem suas comunidades para o plantio de mudas de árvores nativas, promovendo uma ação efetiva de cidadania”, afirma o deputado André Lazaroni, que é presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Alerj.

A nova data deverá ajudar o governo do Rio com o projeto “Carbono Zero – Rio 2016”, caso a cidade seja escolhida como sede dos Jogos Olímpicos. O projeto tem como meta plantar aproximadamente 10 milhões de árvores até as Olimpíadas, para diminuir a emissão de gases que causam o efeito estufa.

Fonte: Jornal O Globo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *