Instituto espera receber 450 bolsas do material para os quatro dias do feriado de Carnaval
Rio – O Instituto Nacional do Câncer (Inca) está convocando voluntários para abastecer o banco de sangue antes do Carnaval. A campanha vai até sexta-feira, dia 12. A meta é alcançar a marca de 450 bolsas de sangue para o período de feriadão. De acordo com o instituto, nessa época as doações são reduzidas em cerca de 50%.
“Doar sangue no Carnaval não vai impedir os foliões de aproveitarem a festa. O gesto não representa qualquer risco à saúde do doador”, esclarece a chefe do Serviço de Hemoterapia do Inca, Iara Motta, ressaltando que todo o material utilizado para a coleta de sangue é descartável.
Depois dos hospitais de emergência, o Inca é a unidade pública de maior movimento de pacientes do Rio de Janeiro. As bolsas são utilizadas em procedimentos cirúrgicos e por pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico e portadores de leucemia. Para atender à demanda, o instituto necessita, em média, de 1.600 doadores por mês.
Para doar sangue, basta estar bem de saúde, ter idade entre 18 e 65 anos e pesar mais de 50 kg. Homens podem doar sangue a cada dois meses, no máximo quatro vezes por ano. Já as mulheres podem doar até três vezes.
O banco de sangue do Inca fica na Praça Cruz Vermelha e funciona de segunda a sexta-feira, de 7h30 as 14h30 e, aos sábados, de 8h as 12h. Para doar, é necessário apresentar um documento de identificação.
Fonte: O Dia Online