História

Tudo começou no ano 1673, quando Manuel de Barcelos Domingues, um dos primeiros povoadores do Rio de Janeiro, construiu uma capela particular em sua Fazenda Bangu, primitivamente chamada Engenho da Serra e daí teve início a vida progressista de Bangu. A Companhia Progresso Industrial do Brasil, adquiriu mais tarde a posse dessas fazendas, onde fundou a fábrica que deu origem a evolução de Bangu.

Quando a fazenda Bangu foi comprada pela Companhia Progresso Industrial do Brasil, havia na região apenas uma rua, a Estrada Real de Santa Cruz, que foi aberta para permitir a comunicação com as Sesmarias dos Jesuítas (chamou-se originalmente caminho dos Jesuítas), que se estendiam pelo litoral até as proximidades de Itaguaí, nesta rua, encontramos os marcos históricos (lápides de concreto) que serviam para demarcar a distância, em léguas, que o Imperador D. Pedro I percorria para encontrar a sua amada, a marquesa de Santos, desde que deixava sua residência, na Quinta da Boa Vista, até chegar a São Paulo. Eles também serviam para parar e descansar depois de horas andando a cavalo.

Bangu cresceu com todas as características de um bairro proletário, onde os primeiros patrões foram os ingleses. Bangu foi um bairro planejado para funcionar atendendo a Companhia Progresso Industrial de Bangu (Fábrica de tecidos Bangu), que por muito tempo exportou a marca Bangu para todo o mundo, principalmente a Europa.

Todo este crescimento favoreceu a população uma boa qualidade de vida, onde a fábrica financiava para todos os seus empregados casas construídas com materiais que na sua maioria vinham da Europa, como os primeiros tijolos maciços, as telhas, as madeiras de pinho de riga da Suécia e etc, mantendo sempre o modelo de arquitetura inglesa em todas as suas construções.

Etimologia

O Bangu palavra tem dois significados diferentes. É uma palavra de língua Tupi origem, significado (rampart preto) ou (parede preta), e também é um derivado da palavra Africano Bangue, que foi o nome dado pelos escravos para a usina onde o bagaço da cana-de-açúcar era armazenado.

Futebol

É sede de uma das mais tradicionais agremiações desportivas da capital fluminense, o Bangu Atlético Clube: duas vezes Campeão Carioca (1933 e 1966), Vice-Campeão Brasileiro de 1985 e Campeão Carioca (Série B) em 1911, 1914 e 2008 e vencedor de diversos títulos internacionais, dentre os quais destaca-se o Torneio Internacional de Nova York de 1960 do qual participaram grandes clubes como Sporting Lisboa, Sampdoria, Estrela Vermelha e Bayern. Além do Bangu, podemos citar o Céres Futebol Clube, Campeão Carioca (Série C) em 1990, o extinto Esperança Football Club Campeão Carioca (Série C) em 1918. É também berço de Domingos da Guia e de diversos de seus parentes que se destacaram no esporte, o Clã da Guia.