Se o aquecimento global fosse o tema de uma prova, os brasileiros iam tirar nota 10, informa o repórter Carlos Albuquerque na edição desta quinta-feira do jornal “O Globo”. Uma pesquisa sobre mudanças climáticas feita pelo Instituto de Estudos da Religião (Iser) divulgada na quarta-feira, revela que 94% das pessoas concorda com a visão científica de que o impacto das mudanças climáticas, tema classificado por elas como “o maior desafio de todos os tempos”, será grande e afetará todo o mundo, em particular as populações mais pobres. Para a maior parte dos entrevistados, o assunto é considerado “altamente relevante” para o Brasil, devendo ser encarado como uma prioridade nacional.
Realizada entre janeiro e maio deste ano, em várias cidades do Brasil, a pesquisa ouviu a opinião não apenas da chamada sociedade civil, mas também a de cientistas, empresários, ONGs, imprensa e políticos, formando um amplo painel daqueles que os autores classificaram como “líderes” de cada setor.
O que ajudou a “ficha” a ter caído foram os dados do último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC), divulgados no fim do ano passado – classificados pela pesquisa como “um divisor de águas” na formação de uma opinião consistente sobre o assunto – e também a militância do ex-vice presidente americano, Al Gore, refletida no filme “Uma verdade incoveniente” e também no show “Live earth”.
Fonte: O Globo Online.