O curso é oferecido aos gestores, recursos humanos, profissionais da área de segurança e saúde no trabalho, bem como interessados no tema.
A docente Maria Muccillo, servidora da Fundacentro (Centro Estadual do Rio Grande do Sul), informa que os riscos psicossociais são considerados hoje como emergentes pelos organismos internacionais. “Negligenciar na identificação dos agentes que agridem a saúde mental do indivíduo é comprometer a eficácia da Segurança e Saúde no Trabalho, considerando seus princípios de precaução, prevenção e controle de tudo que possa desconstruir a integridade do ser humano e que se encontram presentes nos ambientes, na organização e dinâmica do trabalho”, frisa.
Diante disso, o objetivo do curso é reconhecer os agentes de riscos psicossociais e, assim, debater sobre as suas consequências na vida do trabalhador.
De acordo com especialistas, os riscos psicossociais não são tão fáceis de serem identificados. O que leva o comprometimento do psicológico do trabalhador, favorecendo ao aparecimento do transtorno emocional o qual corresponde a uma série de sentimentos de insegurança como fobias, medos, ansiedade e depressão.
Criado em 1992 pela Federal Mundial de Saúde Mental (World Federantion for Mental Health), o Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado em 10 de outubro, visando alertar sobre a questão da saúde mental e, sobretudo, a importância da preservação da saúde e qualidade de vida.
Inscrição pode ser feita por meio do e-mail: inscricoescers@gmail.com
Telefone de contato: (51) 3225-6688
Fonte: Ministério do Trabalho