Nova Friburgo/RJ – O Brasil é o quarto país no mundo com os maiores índices de acidentes de trabalho. São cerca de oito mortes por dia, segundo o Ministério Público do Trabalho. Para conscientizar trabalhadores e empresários, aconteceu na terça-feira (19) em Nova Friburgo, Região Serrana do Rio, uma audiência pública para debater o tema.

No Teatro Municipal as cadeiras foram ocupadas principalmente por empresários e agentes públicos que acompanhavam com atenção as palestras e seminários. Segundo o Ministério Público do Trabalho, que organizou o evento, embora a legislação brasileira sobre o tema seja avançada, ela ainda não é colocada totalmente em prática.

Embora não haja números fechados sobre Nova Friburgo, os acidentes de trabalho na cidade se dividem em diferentes setores, como a construção civil, indústria e área rural. Por isso, fica o alerta: a prevenção tem que ser para todos.

Segundo o Ministério Público do Trabalho, esses acidentes custam aos cofres públicos cerca de R$ 70 bilhões todos os anos, dinheiro pago em benefícios e indenizações. Mas pior que o custo financeiro, é a perda de vidas. Por dia, no Brasil, oito trabalhadores morrem vítimas desses acidentes, quase três mil pessoas ao ano.

Em uma empresa do município, a segurança dos empregados é assunto sério. Há um ano e meio foi instituído um programa de prevenção de acidentes com ações mensais. O resultado é visto não só no cartaz que mostra há quantos dias a empresa não registra acidentes, mas, principalmente, na atitude dos funcionários.

Fonte: Revista Proteção

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *