As crianças terão atenção especial na próxima Bienal do Livro do Rio. É o que ficou claro durante a coletiva de lançamento do evento, realizada na manhã desta terça-feira (30) – a um mês do início do festival. Pela primeira vez em 38 anos de existência , haverá um pavilhão inteiro dedicado ao público infantil.

Nele, será construída a maior atração da Bienal – o Pela estrada a fora vai ser uma área cenográfica de 500 metros quadrados onde haverá uma simulação de floresta. As crianças serão convidadas a atravessarem esse espaço para terem uma experiência sensorial.

“Já temos 112 mil crianças confirmadas para o ‘Pela estrada a fora’. Esse espaço vai fazer com que elas entrem por esse grande floresta, que é um universo imaginário e literário. Tenho certeza que, para elas, será um lugar mágico e ficcional”, explicou uma das curadoras do evento, Rona Hanning.

A expectativa é que 600 mil pessoas passem pela Bienal ao longo dos 10 dias do evento. Trezentos autores nacionais e internacionais vão participar do festival, passando pelas seis arenas principais:

  • Pela estrada a fora – O espaço traz três tocas ilustradas com desenhos que remetem a fábulas, lendas e contos clássicos da literatura. As crianças poderão experimentar texturas, gradação de luz para passagem de tempo, sons de bichos e da natureza. Haverá, ainda, uma clareira, onde será apresentada uma série de atividades lúdicas e uma cabana que recria a floresta à noite.
  • Arena #SemFiltro – Área dedicada ao público jovem e suas leituras do mundo por meio de encontros com autores e youtubers . Com acesso próprio, o ambiente vai propor reflexões sobre temas e movimentos que fazem parte do cotidiano. Haverá mesas sobre esperança, fé, amor, poesia, biografias, games, filmes, empoderamento, beleza, humor e LGBTQIA+.
  • Fórum de educação – será realizado nos dias 2 e 3 de setembro e terá como proposta colocar a educação em diálogo com diferentes plataformas.
  • Café literário – espaço para autores nacionais e internacionais debaterem temas diversos e ficarem frente a frente com o público. Serão discutidos temas como feminismo, meio ambiente, cultura nipônica, ciência, política, música, fake news, privacidade, corrupção e Brasil.
  • Palco Maracanã – vai receber os autores mais midiáticos e também influenciadores.
  • Auditório Madureira – local onde haverá o encontro entre o público e os escritores.

“Decidimos segmentar as categorias para reforçar o objetivo de criar uma Bienal para cada público – algo que, no fim, consolida a ideia de que este é, na verdade, um evento para todos os públicos, inclusive para quem não tem o hábito de leitura. Na verdade, um dos objetivos da Bienal é despertar o interesse do público para o universo dos livros”, disse a diretora-geral da Bienal, Tatiana Zaccaro.

Segundo cálculos da organização, na última edição cada visitante deixou o evento com seis livros, em média. Este ano, 5,5 milhões de exemplares estarão à venda no festival. Os números colocam a Bienal ao lado de outros três grandes eventos do calendário carioca: o Réveillon, o carnaval e o Rock in Rio.

Serviço:

Local: Riocentro – Avenida Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca.

Data: 30 de agosto a 08 de setembro de 2019

Segunda a quinta-feira: 09h às 21h

Sexta-feira: 09h às 22h

Finais de semana: 10h às 22h

Valor: R$ 30 (inteira) / R$ 15 (meia-entrada)

Compra online: www.bienaldolivro.com.br

Ponto de vendas no Solar de Botafogo – Rua General Polidoro, 180, Botafogo – de terça a domingo, das 15h às 19h30.

Fonte: G 1 – Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *