Ao contrário de vários países, o Brasil vai cumprir as metas do milênio em relação ao acesso à água potável. A avaliação é de Antônio Miranda,  membro do Conselho de Assessoramento ao Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que participou hoje do seminário O Brasil no Ano Internacional do Saneamento.

Caso a previsão de Miranda se concretize, até 2015 o número de pessoas sem acesso a água potável diminuirá consideravelmente. “A meta da ONU é reduzir pela metade o número de pessoas sem acesso a água potável e esgoto sanitário adequado. Pelo que tenho visto, o Brasil conseguirá, sem maiores dificuldades, atingir as metas em relação à água”, informou.

Segundo ele, o país terá dificuldades para atingir as metas relativas a esgoto. “Ainda não tive acesso a levantamentos que tenham considerado obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), mas acredito que, no caso dos esgotos, a situação será mais complicada”, disse.

“Penso que na próxima avaliação, que incluirá o PAC [Plano de Aceleração do Crescimento] o Brasil deverá se aproximar mais das metas. Sou otimista com o Plano, mas ainda não estou certo de que existam mecanismos de controle adequados dos gastos”, completou.

Fonte: Agência Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *