Em uma grande vitória para a Casa Branca e grupos ambientalistas, a comissão de Comércio e Energia da Cãmara de Representantes dos EUA aprovou na quinta-feira (21)uma legislação história para fixar e reduzir a emissão de gases de efeito estufa produzidos pelos Estados Unidos.O projeto de lei, aprovado por 33 votos a favor e 25 contra, busca cortar as emissões dos Estados Unidos de gases de efeito estufa em 17% em comparação com os níveis de 2005 para 2020.

De acordo com o projeto, as empresas de serviços públicos devem gerar para 2020 cerca de 15% de seu fornecimento elétrico usando fontes de energia renováveis, como a energia eólica e solar.

A iniciativa tem como objetivo reduzir as emissões poluentes de usinas energéticas, refinarias e do setor do transporte, e obrigaria algumas indústrias a pagar por permissões especiais para sua operação.

No entanto, a proposta foi criticada pelo setor empresarial, incluindo o de serviços públicos, a siderurgia, o setor automotivo e as refinarias, que assinalam que essas permissões devem ser gratuitas.

A iniciativa deverá ser aprovada pelo plenário da Câmara e pelo Senado antes de ser enviada ao presidente Obama para sua promulgação.

Fonte: O Globo on line.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *