Brasília/DF – Um estudo recente feito por economistas da Escola de Negócios da Universidade da Califórnia e da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, revelou que as inspeções em Saúde e Segurança do Trabalho não só evitam acidentes de trabalho como também geram uma economia de bilhões de dólares para os empregadores, a exemplo da redução de custos como despesas médicas decorrentes de problemas de saúde, aumento da produtividade do trabalhador, entre outras.

O estudo intitulado “Randomized Government Safety Inspections Reduce Worker Injuries with No Detectable Job Loss” analisou as inspeções feitas pela Agência Federal dos Estados Unidos, e constatou uma queda de 9,4% em casos de danos nos locais de trabalho nos quatro anos que se seguiram a uma inspeção; 26 % de economia nos custos médios dos trabalhadores, em comparação com empresas semelhantes que não foram inspecionadas; 355 mil dólares de economia média para pequenos ou grandes empregadores e 6 bilhões de dólares de economia estimada para os empregadores em todo o país.

O fato é que as inspeções trabalhistas salvam vidas e empregos ao mesmo tempo em que geram economia e ajudam o empregador a poupar dinheiro.

Para os dirigentes do Sinait o estudo reforça os ganhos que tem o empregador cumpridor da legislação de Saúde e Segurança do Trabalho – SST. “Essas evidências desconstroem o enfoque dos discursos contrários às Normas Regulamentadoras, como onerosas para os negócios. Ganham todos, trabalhadores, empregados e sociedade, porque há um evidente ganho para o Estado e benefício para as famílias”, avalia Rosa Maria Campos Jorge, presidente do Sinait.

Para os estudiosos que realizaram a pesquisas ficou claro que o cumprimento das Normas Regulamentadoras economizam dinheiro e vidas. Clique em “Randomized Government Safety Inspections Reduce Worker Injuries with No Detectable Job Loss,” para conferir a integra do estudo publicado na revista Ciência.

OSHA – É um órgão do governo Federal dos EUA e regula a segurança e saúde nos locais de trabalho. A OSHA atua para promover um ambiente seguro e saudável para todos os trabalhadores nas empresas, o que no Brasil é feito pelos Auditores-Fiscais do Trabalho, durante as inspeções trabalhistas.

Fonte: Revista Proteção

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *