A partir do dia 14, a rede Aqui Tem Farmácia Popular vai estar pronta para distribuir produtos.
Brasília – A presidenta Dilma Rousseff e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciaram ontem a distribuição gratuita de medicamentos para diabetes e hipertensão (pressão alta) oferecidos pela rede Aqui Tem Farmácia Popular. A medida vai inaugurar, a partir do dia 14, o programa Saúde Não Tem Preço, e a expectativa é a de que vá beneficiar cerca de 660 mil pessoas hipertensas e 300 mil diabéticas, que já adquirem seus remédios pela rede com desconto.

O período até o dia 14 de fevereiro é o prazo que as farmácias terão para adaptar seu sistema de vendas ao programa. Por isso, é possível que algumas lojas possam oferecer os medicamentos gratuitos antes.

>>> LEIA MAIS: Medicamentos que o programa oferece com descontos de até 90%

Em sua primeira cerimônia pública no Palácio do Planalto, após a posse, Dilma ressaltou que a gratuidade de medicamentos foi uma de suas promessas de campanha. Para adquirir o remédio gratuito pelo programa, é necessário que o usuário apresente CPF, documento com foto e a receita médica, que terá validade de 30 dias a partir da consulta.

“Vamos concentrar nosso esforço para impedir que o ônus da diferença de renda coloque em risco os portadores de doenças para as quais a medicina já tem tratamento. Talvez seja na saúde que a diferença de renda tenha a expressão mais perversa”, disse a presidenta.

Diretor do Instituto Nacional de Cardiologia, o cardiologista Marco Antonio de Mattos explica que 32% da mortalidade no País decorrem de doenças cardiovasculares. Mas lembrou que, para manter a pressão arterial sob controle, o paciente pode adotar medidas simples como evitar o excesso de sal, perder peso e fazer exercícios regulares. “A pressão alta não controlada pode provocar o derrame cerebral e o enfarte do miocárdio”, alerta o médico. O Brasil tem hoje 33 milhões de pessoas com hipertensão diagnosticada. Desses, 80% são atendidos na rede pública de Saúde. Com diabetes, são 7,5 milhões diagnosticados — também 80% são atendidos pela rede pública.

O Ministério da Saúde divulgou, ainda, que fraldas geriátricas foram recentemente incluídas na rede Aqui Tem Farmácia Popular. Não são gratuitas, mas passaram a integrar a lista de produtos que podem ser adquiridos com desconto de até 90%. Na rede, a população tem acesso a 24 tipos de medicamentos para — além da hipertensão e diabetes — asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma.

OS ITENS QUE VÃO FICAR DE GRAÇA

Hipertensão
Captopril 25 mg, comprimido
Maleato de enalapril 10 mg, comprimido
Cloridrato de propranolol 40 mg, comprimido
Atenolol 25 mg, comprimido
Hidroclorotiazida 25 mg, comprimido
Losartana Potássica 50 mg, comprimido

Diabetes
Glibenclamida 5 mg, comprimido
Cloridrato de metformina 500 mg, comprimido
Cloridrato de metformina 850 mg, comprimido
Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, frasco-ampola 10 ml
Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, frasco-ampola 5 ml
Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, refil 3ml (carpule)
Insulina Humana NPH 100 UI/ml – suspensão injetável, refil 1,5ml (carpule)
Insulina Humana Regular 100 UI/ml, solução injetável, frasco-ampola 10 ml
Insulina Humana Regular 100 UI/ml, solução injetável, frasco-ampola 5 ml
Insulina Humana Regular 100UI/ml, solução injetável, refil 3ml (carpules)
Insulina Humana Regular 100UI/ml, solução injetável, refil 1,5ml (carpules).
Fonte: O Dia Online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *