Traçar algumas características e concepções sobre a inclusão de pessoas com deficiências, bem como de suas relações dentro do mercado de trabalho é o principal objetivo deste artigo. Para tal, é necessário contextualizar e apresentar algumas peculiaridades sobre o assunto, demonstrando sua importância fundamental na execução da política existente no país quanto à exigência de contratação de pessoas com deficiência.

Segundo publicação de 2007 do governo brasileiro, o processo de exclusão, historicamente imposto às pessoas com deficiência, deve ser superado por intermédio da implementação de políticas afirmativas e pela conscientização da sociedade acerca das potencialidades desses indivíduos. Nesse sentido, apresenta-se a seguinte problemática: “as empresas diante dos dispositivos legais e do que rege a Constituição Brasileira, respeitam e estão oportunizando às pessoas com deficiências uma sensibilização e conscientização sobre os benefícios da diversidade humana na força de trabalho da empresa e de sua responsabilidade social? ”

Para Romeu Kazumi Sassaki, a situação da empregabilidade mudou bastante nos últimos anos, por conta da melhoria da escolaridade, variedade de qualificações, mudança de paradigmas sobre a inclusão social, progressos na criação de novas tecnologias assistidas que atendam às diferenças individuais de cada pessoa com deficiência.
As leis garantem o direito à educação e ao trabalho das pessoas com necessidades especiais, mas observa-se que os serviços de habilitação e reabilitação profissional estão disponíveis a um pequeno número desta população. Há que se investir nas mudanças da sociedade em geral, no que se refere à discriminação de acesso às oportunidades na educação, formação profissional e empregabilidade.

PANORAMA
A compreensão sobre a deficiência, em geral, vem se modificando no decorrer da história, mas ainda há desconhecimento da população sobre este assunto. Inserir um trabalhador portador de deficiência no mercado de trabalho é auxiliar e facilitar o processo de inclusão social. Daí a relevância do artigo que por meio de uma revisão bibliográfica aborda sobre: inserção e exclusão do portador de deficiência no trabalho; a Constituição Brasileira e seus decretos sobre os deveres das empresas; dificuldades e desafios encontrados tanto para as organizações quanto para os profissionais, que querem exercer seu papel de cidadão com participação nas atividades laborais.

Desta forma, nosso objetivo geral é apresentar as características da inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Já como objetivos específicos propomos retratar por meio de uma revisão de literatura alguns aspectos e características voltados à inclusão de pessoas com deficiência no mercado; apontar as dificuldades existentes para com as PCDs e também para as empresas diante da sua contratação e evidenciar possibilidades de promoção e de inclusão de cada vez mais pessoas com deficiências nas atividades profissionais.

 

Fonte: Revista Proteção

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *