Na edição desta semana do Podprevenir, o documentarista e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Beto Novaes, que já produziu mais de 20 documentários sobre o mundo do trabalho, explica como o gênero pode ser um importante aliado dos prevencionistas na análise e conhecimento das condições laborais das mais diversas atividades para implementação de ações preventivas. Segundo Novaes, diferente do telejornalismo diário que trata os fatos de forma imediata e superficial, o vídeo documentário aprofunda e contextualiza a realidade, oferecendo uma visão mais abrangente e crítica dos problemas que afetam os trabalhadores.

O professor coordena o projeto Educação através das Imagens, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, que tem como objetivo desenvolver oficinas para diferentes segmentos da sociedade sobre os desafios dos trabalhadores em suas atividades laborais. O programa visa também à produção de material didático audiovisual para distribuição nas escolas, universidades, entidades sindicais, não governamentais, sendo ainda uma ferramenta de suporte para auditores fiscais e demais profissionais que atuam na área de segurança e saúde no trabalho. ” A nossa ideia é que, por meio do documentário, os profissionais possam compreender o processo laboral e entender como a intensificação e a precarização das condições de trabalho interfere na saúde do trabalhador”, explica o documentarista.

No canal de vídeos do site do Podprevenir, o destaque da semana é o documentário de Novaes intitulado Trabalhadores Invisíveis, que aborda as condições de trabalho de crianças e adolescentes nas plantações de cana-de-açúcar na Zona da Mata de Pernambuco. O canal traz também outras produções do documentarista, como os vídeos Eletricitários, Linha de Corte e Nuvens de Veneno.

Disponível também na versão mobile, o podcast Podprevenir, programete de rádio na web sobre segurança e saúde no trabalho, pode ser acessado pelo endereço www.podprevenir.com.br

 

Fonte: Revista Proteção

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *