A evolução dos valores dentro da cultura organizacional é o reflexo da evolução dos usos, costumes e valores da sociedade que influenciam a alta administração. A cultura organizacional é fruto do que acredita o pensamento dominante, resultado das diversas interações sociais e políticas.

Hoje é questão de sustentabilidade das empresas proporcionarem um ambiente de trabalho seguro e saudável, fazendo com que busquem modelos de gestão que incorporem os conceitos das boas práticas de relacionamento com empregados, sociedade, governo, acionistas, fornecedores e concorrentes. Tal escopo de atuação denominou-se recentemente como “responsabilidade organizacional”.

A responsabilidade organizacional incorpora os conceitos de Saúde e Segurança Ocupacional, sustentabilidade, qualidade e responsabilidade social e, através da aplicação desses conceitos busca-se dar mais visibilidade aos negócios, viabilizar novos investimentos, minimizar os riscos dos investidores e captar novos consumidores dispostos a pagar um pouco mais por produtos ambientalmente e socialmente sustentáveis.

Enquanto a ISO 9000, que normatiza a gestão da qualidade está em vigor desde a década de 1980, as preocupações sociais surgiram mais tardiamente. Ao final da década de 1990, as organizações passaram a colocar em prática os conceitos de sustentabilidade e responsabilidade social, com o advento da ISO 14001 (1996) que propõe as diretrizes para a gestão sustentável ambientalmente. As questões de Saúde e Segurança Ocupacional ganharam notoriedade apenas em 1999, com o lançamento da Occupational, Health and Safety Assessment Series (OHSAS 18001).

A OHSAS 18001 apresenta as diretrizes para um sistema de gestão a fim de que as organizações desenvolvam e implementem políticas de Saúde e Segurança no Trabalho, e gerenciem seus riscos ocupacionais, sendo chamada de “OHSAS de Saúde e Segurança Ocupacional”.

No Brasil, as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego trazem desde 1978 um amplo conjunto de iniciativas no campo da preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores.

A Norma Regulamentadora 9 (NR 9) estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, o PPRA, programa que prevê antecipação, reconhecimento, avaliação e controle de riscos ambientais porventura existentes no ambiente de trabalho.

Este artigo busca a discussão entre a OHSAS 18001 e a Norma Regulamentadora 9 com o intuito de demonstrar o caráter de gestão que a NR apresenta, ressaltando as similaridades.

 

Fonte: Revista Proteção

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *