Caxias do Sul/RS – O “Encontro de Cipeiros” reuniu 182 participantes durante três horas, na tarde de quarta-feira (4), no auditório da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul. A palestrante do evento que teve três horas de duração foi a servidora do Centro Estadual da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro) e especialista em saúde e segurança do trabalho (SST), Maria Muccillo, que abordou o tema “Cipeiros – Resgate de um Protagonismo em SST (Saúde e Segurança no Trabalho)”. O objetivo foi o de ressignificar o papel dos cipeiros no sistema de gestão de riscos à favor da SST e os negócios.

A professora apresentou seis sugestões de estratégias para CIPA. A primeira é colaborar com a implantação e desenvolvimento da política de segurança e saúde, participando na sua definição, para garantir boas condições de trabalho. A segunda é promover a aplicação das Normas Regulamentadoras vigentes, assegurando a elaboração e atualização de procedimentos internos para melhor difusão e cumprimento. A terceira é participar de treinamentos, cursos e outras atividades educativas em matéria de SST, socializando as informações entre os trabalhadores. A quarta é coletar as queixas dos trabalhadores. A quinta é controlar a eficácia das medidas preventivas e corretivas implementadas, os métodos e as condições de trabalho para detectar possíveis falhas. E a sexta é colaborar no segmento e controle dos postos de trabalho.

A promoção do evento foi do Sindicato da Indústria da Construção Civil de Caxias do Sul (Sinduscon Caxias), do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário (STICM) de Caxias do Sul e do Sindicato Intermunicipal das Indústrias Madeireiras, Serrarias, Carpintarias, Tanoarias, Esquadrias, Marcenarias, Móveis, Madeiras Compensadas e Laminadas, Aglomerados e Chapas de Fibras de Madeiras do Estado do Rio Grande do Sul (Sindimadeira RS). O apoio foi do Ministério Público do Trabalho (MPT), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho (Sinditest) de Caxias do Sul e do Comitê Permanente Microrregional Sobre Condições e Meio Ambiente da Indústria da Construção Civil na Região Nordeste do Rio Grande do Sul (CPMR-Nordeste/RS).

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. Devem constituir CIPA, por estabelecimento, e mantê-la em regular funcionamento as empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas, cooperativas, bem como outras instituições que admitam trabalhadores como empregados.

Manifestações

Antes da palestra, cinco autoridades e dirigentes se manifestaram ao público. O presidente do STICM de Caxias do Sul, Antonio Olírio dos Santos Silva, ressaltou que é a primeira vez que se realiza um encontro de ciperios em Caxias do Sul e a experiência é muito boa. “Tenho certeza de que trará bons resultados para as empresas que participam do evento, pois recebem novidades do setor”, destacou.

O gerente regional do MTE, Vânius João de Araújo Corte, ressaltou a importância do trabalho da CIPA, referindo que “seus membros têm papel fundamental na defesa da segurança do trabalho, uma vez que estão presentes nos locais onde os acidentes ocorrem”. O auditor-fiscal informou que no RS “temos 2.500 engenheiros de segurança e 25.000 técnicos de segurança, além de um número imensamente maior de cipeiros, que devem se integrar nas ações preventivas”. O presidente do Sindimadeira RS, Serafim Gabriel Quissini, explicou que o Sindicato também apoia ações que visem à segurança e à saúde do trabalhador e alertou: “Antes de iniciar qualquer trabalho, seja na fábrica ou em casa, lembre-se que segurança vem em primeiro lugar.

O procurador do Trabalho Ricardo Garcia afirmou que”a CIPA é a estrutura fundamental – a mais importante em qualquer empresa – na promoção da SST, pois reúne empregado e empregador na mesma atividade e com o mesmo objetivo. Burocratizar ou menosprezar a CIPA é desperdiçar a melhor ferramenta de gestão que uma empresa pode ter”. O presidente do Sinduscon Caxias, Valdemor Antonio Trentin, afirmou que o Sindicato apoia toda e qualquer atividade que tenha interesse comum entre trabalhadores e empresas, com o objetivo de gerar cada vez mais um ambiente de trabalho seguro”.

Fonte: Revista Proteção

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *