Rio – Os moradores da Barra serão os mais prejudicados nesta quarta-feira pelos transtornos causados pelas chuvas. O alerta foi feito pelo prefeito Eduardo Paes, que voltou a pedir à população para deixar suas casas somente em caso de extrema necessidade. De acordo com ele, o trânsito no bairro é o mais prejudicado por causa do fechamento de vias como a Avenida Niemeyer, a Estrada da Grota Funda, o Alto da Boa Vista e a autoestrada Lagoa-Barra. A Estrada Grajaú-Jacarepaguá deve ficar interditada por, pelo menos, 15 dias.
“A opção para se chegar ao Centro é pegar a orla. Mas é fundamental que as pessoas só se desloquem se precisarem. Se tiverem uma reunião que possa ser adiada, adiem. As regiões mais críticas da cidade em relação ao trânsito são a Barra e a Zona Sul. Esses locais é que estão com os maiores problemas de tráfego. Quem puder sair mais cedo ou mais tarde do trabalho, deve sair. O dia vai ser de muitas restrições”, alertou.

O chefe do executivo municipal ainda afirmou que não será permitida a permanência de pessoas em áreas de risco. Ele se reuniu com secretários por cerca de uma hora na madrugada desta quarta-feira, no Centro de Controle Operacional da Cet-Rio, no Centro.

“Faço, novamente, um apelo para que a população das áreas de risco deixe suas residências e use a racionalidade. Essas pessoas podem procurar a Defesa Civil para obter ajuda. Elas não vão poder ficar em suas casas. Vamos retirar qualquer pessoa que insista em permanecer em uma região com área de risco. Todo a estrutura da prefeitura estará à disposição dessas pessoas”, ressaltou.

O prefeito também afirmou que a prefeitura já trabalha em obras para minimizar os problemas causados pelas chuvas. Segundo ele, a prefeitura está nas ruas realizando reparos emergenciais nos pontos onde há maior necessidade. Hoje, ele se reúne com o ministro da Integração Nacional para saber qual tipo de ajuda o governo federal pode oferecer aos cariocas.

“Entretanto, independentemente dos resultados dessa conversa, podemos dizer que todos os secretários estão trabalhando para minimizar os danos causados pelos temporais”, ponderou o prefeito, que ainda não tem uma estimativa dos gastos necessários para resolver os problemas.

Durante a madrugada, a chuva continuou, além do vento forte. O túnel Zuzu Angel ficou sem luz em alguns trechos, enquanto o acesso ao Túnel Rebouças pelo Cosme Velho ficou interditado. O mesmo aconteceu no Alto da Boa Vista, onde o trânsito precisou ser fechado no sentido Tijuca devido à queda de uma árvore perto da comunidade Mata Machado. A queda de uma árvore sobre um caminhão também trouxe transfornos para os moradores da Rua Itapera, em Irajá, na Zona Norte. Ninguém ficou ferido.

Fonte: POR JOÃO NOÉ – O Dia online

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *